Navigation

You are here

心齋法 Xīn zhāi fǎ Método de Purificar o Coração

No 道德經Dàodé jīng,老子Lǎozi nos conta que:

 

O Caminho gera o um

O um gera o dois

O dois gera o três

O três gera os dez mil seres

Assim se descreve a geração do universo manifestado, o tudo surge em um processo de fragmentação, acontece às claras, traz em si a energia Yáng. Ao se pensar no lado Yīn correspondente temos que possibilitando a existência de tudo há o nada, o vazio, o zero; e enquanto a existência é impermanente, o vazio é eterno. As pessoas são compostos desses dois lados, mas a vida em sociedade racionalizada, judiciada e monetizada, cobra de seus participantes atenção ostensiva às características objetivas Yáng, em detrimento da subjetividade Yīn.

 

A meditação 心齋法 Xīn zhāi fǎ vem como técnica para se vivenciar o nada, seguindo o caminho reverso ao narrado no 道德經Dàodé jīng. Afastamos nossa mente das dez mil coisas, e ficamos com a mente Shén e o ar Qì , o Shén e o Qì em uma fusão harmônica se tornam um, o 太極 Tàijí, sendo uno novamente podemos experienciar a Não Existência, chegar ao zero o 無極Wújí.

 

A prática da meditação traz ganhos à saúde de maneira direta e indireta, promove uma mente lúcida e transparente, livre de julgamentos.

Instruções para a prática:

A postura recomendada é sentado sobre uma almofada no chão, com as pernas cruzadas, em semi-lótus ou lótus, ou sobre um banquinho para se sentar com as pernas dobradas. Pode ser praticado em qualquer postura em que o praticante se sinta confortável para permanecer durante a prática e não adormeça.

Manter coluna ereta naturalmente sem criar tensões, para isso deixar o queixo ligeiramente recolhido. A língua toca o céu da boca próximo aos dentes frontais. Os olhos permanecem fechados, boca fechada.

As mãos unidas com a mão direita abraçando o polegar esquerdo, e a mão esquerda envolvendo a direita formando um 太極Tàijí, e ficando a frente do baixo ventre.

Caso seja necessário tossir, espirar, bocejar, soltar pum, faça com tranquilidade e prossiga na prática, caso tenha que interromper faça-o de maneira lenta e silenciosa e volte à prática da mesma maneira. Coceira é melhor ignorar que elas passam.

Qualquer estímulo interno, pensamento, emoções e etc, assim como externos, cheiros, sons etc, deixar passar sem se envolver, manter o foco da mente no ar.

 

A meditação segue 4 etapas na sequência:

Preparação da Respiração

3 séries de 7 respirações pelo nariz, um pouco mais profundo que o normal, sem gerar ruídos. Entre cada série há uma pausa breve onde se pode respirar a vontade, e no fim da 3ª série se bate os dente suavemente 3 vezes.

Preparação do Corpo

A cada expiração relaxar, liberando todas tensões, passa por todo o corpo dedicando um tempo para cada área do corpo de cima para baixo: Relaxando couro cabeludo, os músculos da face, a nuca, pescoço, ombros, braços, cotovelos, antebraços, punhos, mãos, tórax, laterais do tórax, abdômen, lombar, bacia, períneo, coxas, joelhos, pernas, tornozelos e pés.

Meditação

Nesse momento permanece-se em silêncio, mantendo a atenção voltada para o ar que se respira. Permanecer nessa maneira durante 5 minutos, pode-se aumentar gradualmente esse tempo conforme se desenvolve na disciplina.

Saída da Meditação:

Seguir os seguintes passos para preparar o corpo, energia e mente para a volta às atividades

Balançar o corpo para frente e para trás 3 vezes.

Balançar o corpo para cada lado 3 vezes.

Rodar o corpo em cada sentido 3 vezes.

Esfregar as mãos e massagear a face, cabeça e pescoço 3 vezes.

Esfregar as mãos e massagear suavemente o peito de cima para baixo, até o umbigo, 12 vezes.

Esfregar as mãos e massagear a região lombar 36 vezes.

Esfregar as mãos e massagear os braços, indo para a mão pela face externa e voltando ao ombro pela face interna 3 vezes.

Esfregar as mãos e massagear as pernas, indo até o pé pela face externa e voltando pela face interna 9 vezes.

Esfregar as mãos e massagear a planta dos pés 36 vezes.

Todas as etapas são de igual importância.

 

No Rio e em São Paulo capitais a Sociedade Taoista do Brasil ministra encontros para a prática do 心齋法 Xīn zhāi fǎ, seguido de estudo do 道德經Dàodé jīng, há no site um vídeo com essa condução, deixo abaixo o áudio desse mesmo vídeo.

Audio: