Navigation

You are here

Yīnyáng 陰陽 aplicados à fisilogia.

Ao olharmos o corpo de uma maneira ampla dizemos que sua estrutura física é o Yīn 陰, e sua parte funcional energética é o Yáng 陽, ou seja, em uma situação de saúde buscamos um equilibrio da quantidade de estrutura com a quantidade de energia para mante la nutrida e em funcionamento harmônico.

A pele, os músculos, os ossos, os fluidos, os sangue, as víceras e os orgãos, nessa referência macro, são Yīn 陰.
Sendo que o Yáng陽, nessa mesma análise, seriam a energia que põe em circulção esses fluidos, que movimenta o corpo como um todo e cada orgão em se movimento autonomo, que controla as aberturas e fechamento de poros e orifícios.
Assim como era de se esperar o 陰 e o 陽 apresentam naturezas opostas mas complementares, a estrutura da suporte à função, e a função nutre a estrutura, um desequilibrio em qualquer um dos lados logo afetará o outro também.
Representando graficamente em barras brancas o Yáng陽 e em barras pretas o Yīn陰 temos abaixo 5 situações basais para o estudo da Medicina Chinesa:

Equilibrio entre YīnYáng 陰陽,

Excesso de Yáng陽,

Teremos então manifestações desse 陽 em excesso, vermelhidões, calores, agitação.
Esse padrão é chamado de Fogo.

Deficiência de Yáng陽

Nesse caso notaremos fraquezas, desânimos, introspecção, sintomas de frio.
Esse é um padrão de Frio por Deficiência.

Excesso de Yīn 陰

Esse caso tem de notável o excesso de estruturas como gordura, calcificações, tumores, edemas, também podem ser vistos sintomas de frio.
Esse é um padrão de Frio por Excesso.

Deficiência de Yīn陰

Em casos assim teremos emagrecimentos, perda de musculatura, deficiências ósseas, secura e ressecamentos, perda de cabelo, teremos sintomas de calor agravados à noite.
Esse é o padrão de Calor por Deficiência, também chamado de Fogo Falso ou Calor Falso.

Também é importante lembrar outras associações YīnYáng 陰陽 a partir de outros pontos de análise:
O orgão são Yīn陰 em relação às Viceras que ficam sendo Yáng陽.
Mais Yáng陽 que as Víceras são os Canais, e mais Yáng陽 ainda é a Pele.
Essa relação é uma importante análise de profundidade, sendo que o corpo sempre vai trabalhar para externalizar um fator patogênico seguindo esse caminho. Podemos exemplificar assim, uma pessoa que tenha sido afetada por um Vento-Frio, para a saúde do corpo esse fator vai tentar ser mantido na superfície, a pele, mas ele pode penetrar um pouco mais e causar uma dor no canal do Intestino Grosso no braço, mas caso seja mais grave pode ser que atinja o próprio intestino causando uma desinteria, mas em um caso mais crítico ainda esse Frio pode se alojar no Pulmão.
Ter em mente esse caminho de ida e volta é importante ao se examinar um paciente, sendo que pelo caminho reverso logo veremos que ao ver uma dermatite na pele intuitivamente se buscará por outros sinais que possam exclarecer se essa dermatite é a externalização de algum fator interno.